quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Adeus barriga de gelatina ..


Achei uma matéria no baby center  que  a doutora Eleonora Fonseca que e ginecologista e obstetra  fala sobre exercício pós parto, achei super interessante  ..

Quanto tempo depois do parto a mulher pode fazer exercício?




Antes de mais nada é importante ressaltar que puérperas (o nome técnico para mulheres que deram à luz) que exageram na quantidade de atividade física, fazendo mais de uma hora de exercício aeróbico por dia, têm grande chance de diminuir a produção de leite e prejudicar a amamentação. 

Após o parto normal, que tem recuperação rápida, pode-se voltar a atividades físicas em 15 dias, mas sempre converse com o seu médico antes, porque cada caso é um caso. Costuma-se liberar caminhada, corrida, musculação leve, abdominal, alogamento, ioga e Pilates, se não houver complicações do parto. 

Se você já fazia atividade física durante a gravidez, poderá retomar os exercícios mais rápido, em caso de parto normal. 

Já depois da cesariana, que tem recuperação mais lenta, um mês depois da cirurgia pode-se voltar a fazer atividades físicas leves e que não forcem muito a musculatura abdominal: caminhadas leves a moderadas, alogamento de braços e pernas. 

Entre 40 e 60 dias do parto cesáreo, dependendo da recuperação de cada paciente, pode-se voltar às demais atividades como corrida, musculação, Pilates, ioga, ginástica localizada. 

Tanto no parto normal como na cesárea não se deve iniciar esportes na água (natação, hidroginástica) antes da liberação do obstetra, que será ao redor de 30 a 45 dias do parto, quando o colo uterino já estará bem fechado, evitando o risco de infecções. 

Para ambos os tipos de parto, após o período de repouso recomendado, é interessante conseguir combinar atividades aeróbicas com atividades que alonguem e tonifiquem a musculatura abdominal, pois quanto mais cedo se começa a trabalhar a região abdominal maior a chance de que a barriguinha volte para o lugar. 

Veja um exemplo de combinação para depois que o médico tiver liberado: 45 minutos de caminhada ao ar livre ou na esteira três vezes por semana e mais 45 minutos de Pilates duas vezes por semana. 

Uma solução caseira para as atividades físicas é aproveitar para passear com o bebê no carrinho quando o pediatra tiver liberado, diariamente, e em casa aproveitar a sonequinha do bebê para fazer sequências de abdominais (sempre depois da liberação do médico). 


Algumas dicas 
Para os abdominais -- sempre depois da liberação do obstetra --, faça a seguinte sequência: 

• Abdominais: comece com 10 e vá aumentando progressivamente até chegar a entre 50 e 100 repetições. 

• Pontes (elevação de quadril): faça de 10 a 30 repetições. 

• Alongamento: 
- Sentada com as pernas esticadas à sua frente, tente tocar as pontas dos dedos da mão nos pés, bem devagar: 10 repetições. 
- Sentada com as pernas afastadas, tente encostar a mão esquerda no pé direito: 10 repetições 
- Sentada com as pernas afastadas, tente encostar agora a mão direita no pé esquerdo: 10 repetições.

Entao meninas vamos larga a preguica e comecar a suar a
 camisa !!!

4 comentários:

  1. oie adoramos seu cantinho e ja estamos seguindo, vem visitar a gente tbm!
    bjos Luana

    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te convido para participar de uma brincadeira que tá rolando entre blogs. Lá no meu blog tem as regrinhas entra lá e participa. bjos!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Te convido para participar de uma brincadeira que tá rolando entre blogs. Lá no meu blog tem as regrinhas entra lá e participa. bjos!!!

      Excluir